Percurso da Lage Gorda

Este percurso de 3,4 km, utiliza caminhos rurais e não apresenta dificuldades particulares podendo ser realizado em família.
Saída de Aldeia do Bispo pela Fonte em direção aos Munhos onde se podem ver as ruinas de dois moinhos de água podendo ainda observar-se o canal que levava a água ao rodizio para acionar a mó. Predomina o carvalho negral, típico da Serra da Malcata, os salgueiros próprios das zonas ribeirinhas e alguns pinheiros.
Continuando para oeste em paralelo à ribeira de Aldeia do Bispo, depois do caminho para o Valongo, segue-se por barrocais rodeados de tamogeiras até à énorme àrea granítica denominada Lage Gorda. São mais de 5 ha de barrocos, em parte, recobertos de tamogeiras que culminam no ponto de referência geodésico a 1.000 m de altitude.
No imponente aglomerado de rochas, foi intalada uma via ferrata e uma pontão para maior faciliadade de circulação entre elas.
Magnificas paisagens sobre o limite de Aldeia do Bispo, Legeosa e depois Espanha nomeadamente a Penha de França, a Serra da Xalma e Navasfrias a seus pés.
No regresso a Aldeia do Bispo pelo lado Este e depois do depósito de água, no caminho do lado direito, chega-se à Malhada e ao núcleo de duas sepulturas antropomórficas.
O espaço dilimitado inclui uma placa de interpretação.
https://earth.google.com/earth/d/1tQRoWfVFqvMiqxaJdrQ2aFCdwH9ssfLD?usp=sharing


