Avançar para o conteúdo

Trail 25k

trail da raia

pelos trilhos ibericos do contrabando

25km
Selo-Taca-TraildaRaia

O Trail da Raia 25k é uma prova de montanha transfronteiriça, realizada por caminhos outrora utilizados pelos contrabandistas nos limites de Aldeia do Bispo (Portugal) e de Navasfrias (Espanha).
Estas excursões repetidas, para além dos laços económicos, criaram laços culturais e pessoais de amizade entre os habitantes « de los pueblos ermanos » que agora relembramos.
Os trilhos, re-inventados por trancos e barrancos, apresentam um piso acidentado com obstáculos naturais.

A prova tem a partida e a chegada na Freguesia de Aldeia do Bispo (Sabugal), no largo do Enxido junto à igreja matriz.
Esta prova é co-organizada pela Raiar – Associação de Aldeia do Bispo, pela associação Mocidade de Aldeia do Bispo em parceria com o Club BTT de Navasfrias e com o apoio da Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo e da Camara Municipal do Sabugal. 

O percurso foi defenido num intuito recriativo e lazer, mas também com vista à obtenção de resultados em competição contemplando as várias motivações que movem os participantes.

A prova está integrada no ciruito ATRP da Taça de Portugal de Trail a contar para a época  2021/2022

Ganho de elevação : 700 m – declive máximo : 19,3% – declive médio : 5,5% – Altitude minima 884 m – Altitude máxima 1.122 m, percurso em Portugal 8 km – percurso em Espanha 17 km

Pontos de abastecimento :

Liquidos e sólidos : 10 km e 23 km 
Liquidos : 6 km, 18 km e 23 km

Pontos de contolo :

10 km e outros pontos que a organização venha a definir.

O início da prova é de aquecimento por caminhos rurais onde predomina o carvalho negral, à exceção de um pequeno trilho nos barrocos para apreciar uma vista geral de Aldeia do Bispo.
A primeira subida aparece aos 2,5 km com o trilho a acompanhar os marcos fronteiriços.
Chega-se ao cimo do Cabeço Vermelho (1.126 m) aos 5,8 km, ponto de entrada no reino de Espanha, descendo ligeiros por caminhos de terra que permitem recuperar o tempo da subida.
Rápida visita a Navasfrias (estamos nos 10 km) com direito a abstecimentos sólidos e liquidos.

Depois de recuperar energias no ponto de abastecimento, segue-se “uma subidinha” a 17%, que nos leva até à nascente do rio Agueda. A “Ruta de los contrabandistas”  segue por entre carvalhais para entrar novamente em território português perto da nascente do Rio Côa (Km 17,5).
Depois, podemos dizer que começa o regresso a casa, por entre pinheiros bravos e eucaliptos. A energias que restam, são chamadas para vencer os últimos kilometros..

De assinalar o percurso nos barrocos da Lage Gorda a 2 km da meta com via ferrata e passadiço.

o teu desafio

A descoberta do percurso

Caminhos rurais,
Trilhos  de xisto e de granito,
Veredas por entre sargaços e barrocos (lages graníticas).
Zonas frescas, onde predomina o carvalho negral.

Nascente do rio Côa

Reproduzir vídeo