trail da raia
pelos trilhos ibericos do contrabando
O Mini Trail da Raia 9k é uma prova de montanha transfronteiriça, realizada por caminhos outrora utilizados pelos contrabandistas nos limites de Aldeia do Bispo (Portugal) e de Navasfrias (Espanha).
Estas excursões repetidas, para além dos laços económicos, criaram laços culturais e pessoais de amizade entre os habitantes « de los pueblos ermanos » que agora relembramos.
Os trilhos, re-inventados por trancos e barrancos, apresentam um piso acidentado com obstáculos naturais.
A provas tem a partida e a chegada na Freguesia de Aldeia do Bispo (Sabugal), no largo do Enxido junto à igreja matriz.
Este percurso, com uma distância apróximada de 9 km, Integra troços técnicos variados próprios da região e destina-se a atletas movidos por um duplo objectivo : praticar desporto e usufruir de tudo o que a natureza nos pode oferecer.
Embora predominem os caminhos rurais fácilmente transitáveis, as veredas por barrocos trazem uma dificuldade acrescida e dão um carater mais lúdico à prova.
Pontos de abastecimento :
Liquidos : 6 km.
O início da prova é de aquecimento por caminhos rurais onde predomina o carvalho negral, à exceção de um pequeno trilho nos barrocos para apreciar uma vista geral de Aldeia do Bispo.
A primeira subida aparece aos 2,5 km com o trilho a acompanhar os marcos fronteiriços.
Ao chegar ao Cabeço Vermelho, há uma descida bastante acentuada, com piso muito irregular.
Depois de recuperar energias no ponto de abastecimento, seguem-se 4 km com um desnível acumulado de 400 m, que nos levam até ao alto da Serra das Mesas, entrando novamente em território português, no ponto de encontro das fronteiras Portugal – Espanha e das provincias de Extremadura e de castilha e Leon (Km 23).
Depois, podemos dizer que começa o regresso a casa, por entre pinheiros bravos e eucaliptos. A energias que restam, são chamadas para os últimos kilometros.
De assinalar o percurso nos barrocos da Lage Gorda a 2 km da meta com via ferrata e passadiço.
o teu desafio
A descoberta do percurso
Caminhos rurais,
Trilhos de xisto e de granito,
Veredas por entre sargaços e barrocos (lages graníticas).
Zonas frescas, onde predomina o carvalho negral.
Nascente do rio Côa